Quem somos

LOGO-MUDANCA-DE-HABITO-3 (1) - CopiaUm nome que surgiu por traduzir literalmente a nossa proposta.
Somos um grupo de profissionais, com experiências diversas nas áreas de
Comunicação, Cultura, Esportes, Turismo, Produção de Eventos e Meio Ambiente
com um objetivo: contribuir mais efetivamente com as questões relacionadas
à preservação do Meio Ambiente,
com prioridade às relacionadas diretamente ao nosso cotidiano.

Como tudo começou

Tudo começou num ” papo de amigos”.
Como é que nós, pessoas produtivas, éramos tão negligentes em relação
às questões relacionadas a preservação do Meio Ambiente?
Temos sempre uma desculpa, mas também uma alternativa: tomar uma atitude.
Além de um esforço individual, como profissionais, poderíamos contribuir muito mais.

 Colocando a mão na massa

Começamos com uma pesquisa voltada a entender as causas que levam
o cidadão a ter tão pouco comprometimento com as questões
relacionadas a preservação do Meio Ambiente.
Os resultados foram significativos e nos conduziram a criação e produção de projetos,
entre eles o nosso “Vamos Mudar Esse Clima?,
que trazem como características,

informação com linguagem simples,
prioridade às questões relacionadas ao nosso cotidiano.

Como ferramentas – o entretenimento, a interatividade e o humor.
O objetivo – facilitar o entendimento que a mudança de pequenos hábitos
no nosso cotidiano, podem efetivamente FAZER A DIFERENÇA.

Com o “pé na estrada”…

A internet é fundamental, mas é muito bom a oportunidade
de ter um contato direto com as pessoas, ouvir,trocar…

 Tudo começou com o nosso “Vamos Mudar Esse Clima?”.
Com o tempo, desenvolvemos outros  projetos.
Alguns, atendendo a solicitação de algumas Instituições, e empresas.
Outros, resultaram da necessidade de criar alternativas
que pudessem se adaptar facilmente a qualquer espaço.

Alguns projetos desenvolvidos pela nossa equipe…

Circuito das Águas

circuito logo new

Desenvolvido para Comemoração da Semana Mundial da Água
para o Centro de Educação Ambiental/  Secretaria de Meio Ambiente – (cidade do RJ)
Segue o mesmo conceito utilizado em todos os nossos Projetos – interação e Humor.

 Dos dias 22 ao dia 25 de março, montamos tendas em locais
diferentes da cidade com grande circulação de pessoas.
Largo da Carioca (em frente à Estação do Metrô) – Cinelândia – Baixo Gávea  – Lapa
e os dois últimos dias (final de semana), na Praia de Copacabana.

 Nas tendas, distribuição de material gráfico e exibição de material audiovisual,
abordando situações ligadas à importância de redução de consumo, preservação dos rios, oceanos ….

 Mas para tudo isso, precisávamos de um “tempero”.
De alguma coisa que colocasse um “sorriso” a mais, criasse um momento agradável…
Trouxemos os “palhaços sombras ”.

sombraO resultado foi muito legal.
As pessoas paravam para ler, conversar, deixavam seus contatos
e também suas sugestões no nosso quadro imantado.

 Nesse quadro imantado, as pessoas podiam fazer o seu imã e
deixar a sua sugestão ou reivindicação. Foi muito interessante!

quadro 2

Parte da equipe, começando o Circuito na Cinelândia.

foto1cinelandia

Estação do Metrô ( Largo da Carioca)

1 carioca

carioca2new
Momento “tietagem” que não faz mal a ninguém …

carioca3new

Na tenda, as pessoas se inscreviam, conversavam e deixavam suas sugestões

No Baixo Gávea, o mesmo interesse …

baixo gavea new

O que mais nos impressionou, positivamente,
foi quando fomos a noite para a Lapa
(para que não é do Rio a Lapa é um bairro boêmio do Rio, muitos bares, casas noturnas…
Mas como o objetivo é ir onde o “povo está …”
Foi maravilhoso! As pessoas paravam, liam o que distribuíamos, conversavam …

lapanew

Em Copacabana, no domingo, além das atividades dos dias anteriores,
um CIRCUITO (JOGO) com desafios relacionados às
questões relacionadas ao lixo na praia, redução de água, energia, desmatamento,
integrou crianças e adultos.

copa1new

cpa2new

Projeto Verão

PROJETO VERÃO 2

 Campanha desenvolvida especialmente para a
Secretaria de Meio Ambiente de São Pedro da Aldeia (Região dos Lagos – RJ).
O objetivo – sensibilizar o turista da Região dos Lagos RJ),
em relação ao descarte inadequado de lixo, redução de consumo de água, energia e dengue;

Tendas na entrada da Cidade divulgavam projetos locais, disponibilizavam produtos relacionados
a redução de consumo de água
e jogos interativos  estimulavam a prevenção da dengue.

A recepção era feita por estátuas vivas ESTÁTUAS VIVAS,
que literalmente recebiam a população com o coração na mão.

verão new

 Nas praias, distribuição de Folders (alertando contra os perigos do lixo descartado inadequadamente nas praias,
alerta contra a dengue, cuidados com a água e energia e  sacos biodegradáveis.
O que vimos foi, literalmente a população “vestindo a camisa”
e enchendo os “sacos” (de lixo) e as praias limpas.
Objetivo cumprido!!!

Alerta Máximo

logo alerta maxima

 O Projeto “Alerta Máximo” foi criado,
para atender a solicitação de algumas empresas,
que solicitavam um formato que pudesse ser utilizado nas SIPATs,
atendendo a questões de SEGURANÇA DE TRABALHO e meio ambiente.

 Nesse caso, relacionamos a mudança de atitude à vencer desafios.
Começamos sempre com um brinquedo grande,
para atrair a atenção e despertar a curiosidade.

 Como exemplo, por solicitação da GERDAU,
o projeto fechava a Semana de Excelência Gerdau
(para funcionários e suas famílias)

alerta new

Começamos nessa ocasião com uma piscina de bolinhas.
O objetivo dessa etapa era achar peças de um quebra-cabeças
formando frases relacionadas à segurança em suas casas.
Em seguida, montavam o quebra-cabeça num totem (construído com material reciclável.).
Outros desafios se sucederam, incluindo um quintal,
onde tinham que eliminar os focos da dengue, etc.

Mudança de Hábito

logo mudança

Esse projeto, leva o nosso nome, porque desde o início, queríamos um formato
que se adequasse a qualquer espaço, incluindo, Feiras, Congressos, de quaisquer segmentos.

Buscamos simplicidade e um formato com rápida aplicação
com a possibilidade da participação direta do público.
Tivemos oportunidade de experimentá-lo  no Congresso Internacional de Odontologia Rio de Janeiro.

O mais interessante é perceber como as pessoas tem interesse na informação.
Param, participam, conversam…
O fluxo de pessoas, foi ininterrupto.

ciorj newFoto  - Stand Dr. Veit – Congresso Internacional de Odontologia Rio de Janeiro -

Esse é o grande desafio, fazer com que a informação chegue nas pessoas,
especialmente em locais onde o foco não é a sustentabilidade.

 

Em fase de Produção

desafio

No DESAFIO, utilizamos o mesmo princípio utilizado nos jogos tradicionais
para adultos que fazem sucesso entre o público de todas as idades em programas de TV, reuniões, etc.

 São 4 modalidades de desafios abordando temas ambientais:
1.Dicas – 2. Quiz – 3. Imagem e Ação – 4.  Mímica
Pés Gigantes e coloridos substituem o tradicional tabuleiro.
Os jogadores se locomovem seguindo a trilha proposta pelos “pés”.
A vantagem dos pés é a sua adaptação a qualquer espaço,
assumindo qualquer formato com facilidade de locomoção.

Plantão Verde

plantão 1

Conceitualmente buscamos  fazer uma analogia
das doenças do corpo humano com  as doenças da natureza.

Para fazer essa ligação, não   poderíamos deixar de convidar  um personagem
muito especial  com  capacidade  de  promover  o entendimento que precisamos
cuidar da saúde do meio ambiente
- o intrigante  Dr. Green e sua assistente.
Claro, que sem deixar de lado o humor, associando  a sustentabilidade  a um momento de prazer.