Pousada Encantos da Terra

capanew

Eu vou voltar!!!!!!
Para resumir, esse é o sentimento de quem se hospeda na
Pousada ENCANTOS DA TERRA.
– Canela (RGS) –

Fica bem no Centro, propiciando uma boa caminhada pelo Centro da cidade e de carro fica a poucos minutos de Gramado e dos principais pontos turísticos das duas cidades.

Canela é um destino bem conhecido, especialmente no inverno, quando podemos aproveitar o espetáculo das ruas e paisagens cobertas pela neve.

Visual na "ENCANTOS DA TERRA."

Visual na “ENCANTOS DA TERRA.”

Tem um calendário variado de eventos o ano inteiro e a presença de várias culturas,
que resulta, entre outras coisas, em sabores especiais.

A tradição da culinária Suíça com o clássico francês no “Chez Lys Blanc”

E  muita natureza nos Parques naturais e os encantos dos Parques temáticos, Museus …

O Castelinho Caracol, construído em 1913, só com madeiras encaixadas. Não tem nenhum prego na construção.
Funciona como museu, guarda a mobília, os utensílios e as ferramentas dos antigos moradores, de origem alemã. O espaço oferece ainda lojinha de artesanato e uma casa de chá onde é servido o mais famoso apfelstrudel da região, preparado em um fogão a lenha de mais de 90 anos.

O Castelinho Caracol, construído em 1913, só com madeiras encaixadas. Não tem nenhum prego na construção.

Mirante no Parque Caracol

Mirante no Parque Caracol

As principais atrações da região estão na página “Atrações” do site Pousada ENCANTOS DA TERRA que tem um serviço muito interessante. Após a realização da reserva na Pousada, você passa a contar com o Serviço de Apoio ao Cliente – é uma espécie de assessoria  para ajudar a montar um roteiro de passeios que seja adequado ao seu gosto e expectativas.

 Uma opção ” charmosésima” para admirar a Cascata do Caracol (no Parque do Caracol),

caracolnew1

um passeio de bondinho aéreo, o primeiro do Rio Grande do Sul. São 12 bondinhos construídos com tecnologia suíça proporcionando segurança e conforto aos visitantes.

4new

E ainda pode dar uma volta pelo Parque nesse charmoso trenzinho!

tremnew2

Os mimos e Carinho na “Encantos da Terra”

Não é a tôa que a Pousada, foi eleita uma das 25 melhores pousadas do Brasil. O ranking foi divulgado pelo TripAdvisor. Esse reconhecimento, que premia a excelência no setor hoteleiro, é dado apenas a empresas de alto nível ao redor do mundo que recebem constantemente as melhores avaliações dos viajantes.

 O fato é que maioria absoluta dos hóspedes não poupam elogios ao atendimento carinhoso e cuidadoso com que são tratados.

 Já na chegada, recebemos  completa orientação sobre o que desfrutar em Gramado: eventos, restaurantes, serviços, etc.
Ao acordar, recebe a previsão do tempo e aí só se deliciar com o café da manhã – um Buffet com produtos fresquinhos, a maioria feitos na pousada.

5new

6 7 new

Se tiver frio, o aconchego da lareira

10 new

11new

Os cuidados estão presentes em cada detalhe

12 new

13 new

Nas suites, conforto, esmero na decoração ….
São 23 suites – a Standard acomoda até 3 pessoas, a Master 4 pessoas.
Os casais em lua-de-mel, tem um tratamento especialíssimo, com direito a jantar à luz de velas em restaurante de foundue,café da manhã servido na suíte no dia seguinte à chegada e pode escolher um dos três pacotes especiais cheio de “mimos” românticos elaborado pela equipe da pousada.

14 new

15 new

16 new

pousada_encantos_da_terra_canela_serra_gauchasustentabilidade

” Desde do primeiro momento, quando decidi projetar a Pousada, já tinha em mente adotar ações que reduzissem o impacto ambiental, social etc.

Fomos evoluindo e A Pousada “Encantos da Terra”  foi a primeira a receber o Certificado de Gestão Sustentável na NBR 15.401 no sul do Brasil e a quarta em todo o país. Para conseguir esse feito, a direção da pousada em conjunto com a sua equipe de colaboradores, estruturaram um sistema de gestão baseado em ações de preservação ambiental, desenvolvimento sociocultural da região de Canela e Gramado, focado na qualidade dos seus serviços e produtos oferecidos aos hóspedes.

Tenho hoje uma Coluna sobre sustentabilidade no – Jornal NOVA ÉPOCA – estimulando as pessoas, empresas a terem essa preocupação, não só ambiental mas social também, participando de projetos que ajudam, por exemplo, a tirar crianças das drogas etc.

O objetivo é envolver o máximo de pessoas, empresas etc. nas questões da sustentabilidade pois não é só o Governo, as pessoas e empresas também tem o dever de participar.”  fala o Sr. Mauro Salles, proprietário da Pousada.

 Interessante, mesmo que resumidamente, entender a dimensão do comprometimento necessário para obter esse Certificado de Gestão Sustentável na NBR 15.401
A Norma NBR 15.401 foi concebida de acordo com os seguintes princípios de sustentabilidade:

 Respeitar a legislação vigente
Garantir os direitos das populações locais
Conservar o ambiente natural e sua biodiversidade
Considerar o patrimônio cultural e valores locais
Estimular o desenvolvimento social e econômico dos destinos turísticos
Garantir a qualidade dos produtos, processos e atitudes
Estabelecer o planejamento e a gestão responsáveis

Principais ações de sustentabilidade adotadas pela Pousada
  Redução do consumo de água

Captação e  utilização de água de chuva
Manutenção preventiva, Monitoramento de vazamentos
Regulagem de equipamentos
Acompanhamento da análise da água – Monitoramento através de indicadores.
Torneiras e chuveiros com economia de água nos banheiros
Vasos sanitários com descarga econômica

 Redução do consumo de Energia

Sistema de aquecimento solar de última geração com tubo a vácuo
Utilização de lâmpadas econômicas e led
Aquisição de equipamentos com selo de eficiência Procel
Sistema de ar condicionado com tecnologia Inverter (consome pouca energia, utiliza gás ecológico e possui 12 tipos de filtros)
Instalação de timers para controlar funcionamento de equipamentos
Desligamento de equipamentos quando o uso é desnecessário.
Cortadores de energia  que desligam automaticamente luzes e equipamentos quando os hóspedes saem dos apartamentos .
Caldeiras automatizadas: as caldeiras utilizadas para aquecer água de banho, ligam e desligam sozinhas de acordo com a temperatura e consumo da água (sistema  desenvolvido pelo proprietário do hotel em conjunto com empresa de engenharia de Canela).
Desligamento de um boiler quando o hotel está com menos de 50 % de ocupação para reduzir o gasto com aquecimento
Aquisição de máquina Hyla que substitui aspirador de pó sem a necessidade de saco, com baixo consumo de energia. Também garante mais saúde para hóspedes e colaboradores por aspirar e eliminar ácaros e outras pragas danosas à saúde humana.

Redução, reaproveitamento e destinação adequada dos resíduos

Prioridade para divulgação eletrônica (Internet com redução de papel)
Reaproveitamento de papéis para rascunho
Jornais velhos são utilizados para iniciar fogo nas lareiras.
Doação de lixo reciclável: parte do lixo seco é doado para entidades e artesãos de Canela e Gramado. Embalagens são recolhidas e reutilizadas pela indústria. Resíduos de sabonetes são armazenados e depois doados para o Oásis Santa Ângela em Canela, onde é utilizado para produção de sabão de lava roupas.
Priorização de conserto de equipamentos
Lixo orgânico: O lixo orgânico é separado em 2 tipos: o que vai para compostagem e o que deverá ser descartado.
Lixo tóxico: coleta, armazenamento e destinação correta de pilhas, baterias, medicamentos, lâmpadas e outros produtos considerados perigosos para a saúde e para o meio ambiente.
Lixo eletrônico:  A nova legislação tem ajudado a convencer lojistas e fabricantes a receberem de volta equipamentos e produtos eletrônicos fora de uso. Sempre que possível, os equipamentos com problemas são  consertados  e doados para os colaboradores. .

Relação com a região

Mais de 300 metros de área preservada com vegetação nativa.  Foram instaladas placas com informações das espécies plantadas.   Além de manter essa área no hotel,  ainda se compromete com outras ações que visam preservar a natureza na região.
Apoio e divulgação dos eventos locais com verba e trabalho.
Promoção de produtos e serviços da comunidade
Incentivo ao consumo de artistas e artesãos locais.
Contratação e desenvolvimento de mão-de-obra local
Apoio aos   alunos das faculdades Castelli e UCS através de entrevistas, visitação na pousada, revisão de trabalhos e palestras sobre vários temas da hotelaria, com destaque para sustentabilidade.
Valorização da culinária local: no site da pousada são divulgadas receitas típicas da região, contribuindo para manter viva a culinária e os costumes regionais, além de dar a oportunidade dos hóspedes conhecerem e elaborarem essas receitas.
Doação de diárias para palestrantes: sempre procuramos doar diárias para hospedar palestrantes e profissionais que venham fazer eventos para ajudar a resolver problemas sociais da nossa comunidade.
Doações para entidades

 Relação com os hóspedes

Folder com orientações sobre turismo sustentável para os hóspedes.
Conscientização em relação ao consumo de água, energia e lixo.
Avaliação:  através de pesquisas  realizadas  pela pousada, as sugestões, críticas e comentários dos hóspedes são utilizados para realizar as melhorias na pousada. Além dessa pesquisa, pode-se acompanhar a aprovação e satisfação dos clientes em avaliações publicadas na internet.

 Construção/ Reforma

Na reformas constantes no hotel  são utilizados somente  material de origem legal e certificada como madeiras, por exemplo. Os resíduos gerados são utilizados para compactação de pisos ou destinados para locais adequados por empresa autorizada pelo poder público local. Madeiras e equipamentos que sobram de obras são doados para serem reaproveitados em outras obras.

Ecoescolha

Prioridade para utilização de produtos biodegradáveis, concentrados e fornecidos em bombonas. (reduzindo a geração de efluentes,  contaminação da água e do solo e a geração de resíduos.)
Utilização somente de  papel reciclado e artesanal na pousada.
Utilização de Armário e lixeira de papelão feitos pelo artesão Denizard.
Para garantir que todos os produtos de alimentação servidos na pousada possam ser seguros e garantam saúde e satisfação aos nossos hóspedes, foi adotado um Programa de Segurança Alimentar e desenvolvido um Manual de Segurança e Boas Práticas Alimentares.

 Relação com os funcionários

 Treinamento constante de  toda a equipe: todos tem a oportunidade de participar do planejamento e da execução e  acompanhar resultados resultando em um ambiente ameno e ao mesmo tempo profissional com a equipe.
Oferece curso de inglês básico.
Oferece benefícios  como convênio médico, campanhas de vacinação, salário variável que cresce de acordo com a taxa de ocupação da pousada.

 Todo esse trabalho gerou uma grande satisfação entre os clientes do hotel, satisfação entre os colaboradores, e como reconhecimento a pousada conquistou vários prêmio, tendo como destaque:

Prêmio Talentos Empreendedores
Selo Verde do Guia 4 Rodas
Escolhida como uma das 500 Delícias da Gastronomia e Turismo Nacional pela Revista Veja
Prêmio MPE na categoria Serviços de Turismo
Certificação em Gestão Sustentável na NBR 15.401
Escolhida com Case Nacional Hotel Sustentável pelo SEBRAE
Top 10 entre os hotéis mais sustentáveis no portal EcoHospedagem
Eleita uma das 25 melhores pousadas do Brasil pela comunidade do Trip Advisor,
Prêmio Travellers Choices 2014.
Certificado de Excelência Trip Advisor .
Ecolider Platina Trip Advisor 2015

pousada_encantos_da_terra_canela_serra_gaucha

Vale muito a pena desfrutar do conforto e dos cuidados especiais oferecidos pela Pousada “Encantos da Terra” e também fazer parte desse projeto de amor e respeito ao meio ambiente.

Contato:

End. Rua Tenente Manoel Corrêa 282
Tel. (054) 3282-2080

Para o site, o link … 

Desejo a todos uma boa viagem!

finalnew