jardins e hortas urbanas

Estufas onde são cultivados mais de 40 tipos de legumes , ficam em telhados na cidade de Montreal (Canadá)

lufa farm 1

 A Lufa Farms é conduzida por pessoas que realmente se preocupam com a qualidade dos alimentos produzidos localmente e criam relacionamentos com pequenos fornecedores locais.

“ Nosso conceito é simples: cultivar alimentos onde as pessoas vivem e de forma sustentável. Em 2011, construímos a primeira estufa comercial em um telhado do mundo. Através da inovação e da tecnologia, estamos trabalhando para mudar a forma como os residentes urbanos se alimentam” Lufa Farms

A agricultura responsável inclui…
ECONOMIA DE ENERGIA
Consumo de energia reduzido pela metade
ADUBO
Compostagem de resíduos no local
CONTROLES BIOLÓGICOS
Controle biológico de pragas prejudiciais (sem pesticidas, herbicidas e fungicidas sintéticos)
CONSERVAÇÃO DA ÁGUA
Recirculação de água de irrigação e recuperação de águas pluviais
QUALIDADE
Entrega de produtos escolhidos no dia da colheita

lufa farm 3

lufa farm3

PAIXÃO PELA EXPLORAÇÃO AGRÍCOLA DE TELHADOS
O crescimento rápido da Lufa Farms  se deve a cooperação com agricultores locais focados na sustentabilidade atraindo milhares de consumidores de Montreal, É um dos modelos de agricultura urbana de grande escala mais bem sucedidos do mundo , demonstrando como alimentar de forma sustentável cidades inteiras,é possível.

Mais de 10 mil cestas de alimentos são entregues todas as semanas aos consumidores da Grande Montreal,
que compram no mercado on-line.

Nós começamos esse empreendimento por causa da nossa paixão pela agricultura no telhado. Não começamos como fazendeiros e nunca tínhamos visco crescer um tomate . Mas fizemos o que fazia sentido para nós como tecnólogos e solucionadores de problemas. Hoje, entendemos que a agricultura urbana bem-sucedida exige não só tecnologia de estufa avançada, mas também distribuição direta a clientes  e o trabalho em conjunto com agricultores locais e sustentáveis e artesãos de alimentos. A soma de todas as partes, trabalhando em conjunto, é maior que o todo “.

O FUTURO
Fundada em 2009 por Mohamed Hage, Lauren Rathmell, Kurt Lynn e Yahya Badran, a Lufa Farms agora tem um espaço de crescimento urbano combinado de 138 mil pés quadrados. A empresa planeja continuar a expansão de seus projetos de fazendas urbanas em centros urbanos de Quebec, e também em locais selecionados de Nova Inglaterra nos EUA.

lufa farm 2

lufa farm 4

lufa farm 5

lufa farm 6

 Uma nova perspectiva de vida para um grupo de  sem-teto, moradores de um abrigo em Atlanta (EUA)

semteto horta1

“É importante compartilhar, e promover a participação de nossos moradores através dos benefícios da tecnologia verde.
As pessoas pobres e sem-teto estão sendo deixadas de fora do desenvolvimento verde que tem crescido em nossa comunidade”,
fala a diretora executiva do abrigo para moradores, Anita Beaty.

Sabemos que a tecnologia verde e as iniciativas ecológicas são importantes, mas muitas vezes não percebemos que certos indivíduos, como os sem-teto, não podem participar nessas causas.

sem teto horta2

Além de uma linha de atendimento de 24 horas,o programa de habitação de transição,
o abrigo deu início ao projeto em em 2009.
Desde a sua concepção, através da prática da agricultura ecológica, eles tem contribuído para alimentar sua comunidade, incorporam hábitos saudáveis à sua alimentação e começam a ver a vida de um jeito novo!
Na primeira colheita produziram 55 quilos de alimentos verdes.

Enfim, é um projeto inspirador que pode ser aplicado em qualquer lugar do mundo.

sem teto horta 3

Frutas, legumes, verduras e flores cultivadas de forma sustentável no estádio do San  Francisco Giants, time de baseball americano.

giant1new

Eu “babei” com esse projeto. Para mim é um sonho, ver os esportes mais envolvidos com a sustentabilidade.

 Atrás da parede da parte exterior do campo, foi instalada uma horta de 4.320 metros quadrados.

giant6new

giant7new

O espaço serve como uma sala de aula de culinária e nutricional para as crianças da comunidade e também como um ponto de encontro exclusivo para os torcedores que vão poder saborear as delícias  preparadas com os alimentos produzidos no local. Fica aberto antes e depois dos jogos.

giant2new

As verduras, legumes e frutas  estão presentes nos  menus da  Bon Appétit Pioneira no políticas de abastecimento ambientalmente saudáveis (EUA). O objetivo é introduzir e educar a comunidade sobre os benefícios de um estilo de vida saudável. Os Giants e Bon Appétit vão trabalhar em estreita colaboração com chefs locais, agricultores e organizações de bem-estar para ensinar as crianças sobre como plantar seu próprio jardim urbano e como preparar refeições saudáveis.

giant8

Tomara que iniciativas como essa se multiplique pelo mundo.

O esporte agrega e atinge um número muito grande de pessoas …

A saúde, o bem estar, o prazer e a sustentabilidade podem e devem caminhar juntos.

giant9new

Hortas  urbanas  orgânicas e acessíveis para TODOS. Tudo de bom!

hortasadap1new

Felizmente as Hortas Urbanas tem se multiplicado.

Cada um desses projetos são recheados de boas historias e características próprias.

Esse eu achei muito especial. Vem lá de Portugal e possibilita que pessoas com necessidades especiais possam também participar.

hortaadaptada2new

A Horta Acessível da Alta de Lisboa começou a ser cultivada a 24 de Maio. Estão preparadas para serem trabalhadas por pessoas portadoras de necessidades especiais, cadeirantes – adultos ou crianças,com deficiência auditiva e visual e mental.

Desenvolvida pela Associação para a Valorização da Ambiental Alta de Lisboa (https://avaal.org/).

horta-adapta3mini

Segundo explicou ao Green Savers (Portugal) Cristina Morais, da AVAAL, em Setembro a horta começará a ser trabalhada por três associações: a ACAPO (Associação de Cegos e Ambliopes de Portugal), a ADFA (Associação de Deficientes das Forças Armadas) e a AGEDI (Associação Grupo Esperança Direitos Iguais).

 “Cada pessoa tem entre 4 a 5 metros lineares para cultivar” – explica Cristina Morais. “E podem plantar ou semear os vegetais que pretenderem, desde que estes estejam na sua época de cultivo”.

Todos os participantes terão uma formação em agricultura ecológica, permitindo-lhes perceber um pouco mais de agricultura e levando-os a conseguir cuidar da sua horta de forma saudável e sem a adição de químicos.

horta-adaptada5new

Vale assistir um vídeo sobre o projeto (em português), o link … 

Para ver mais em  Cidades …
Jardins e Hortas Urbanas, o link…
Construção, o link …
Poluição, o link …
Street art, o link …