Aquecimento Global – notícias

Nova Zelândia plantará 100 milhões de árvores por ano para combater as mudanças climáticas”.  E também …

Penhascos da Catedral. Foto:

Penhascos da Catedral. Foto:

A primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, tem como meta, que seu país seja neutro em emissões até 2050.
Entre as metas, estão a transição da rede elétrica do país para 100% de energia renovável, um investimento significativo na ferrovia regional e o objetivo de plantar 100 milhões de árvores por ano através do “One Million Sowing Program”.

Um passo importante para que isso aconteça é a coalisão com outros partidos e uma comissão independente para o clima.
De acordo com a Associated Press, Arden disse que o objetivo de duplicar a quantidade de árvores que o país planta a cada ano é “absolutamente realizável”.

O objetivo de zero emissões da Nova Zelândia até 2050 coloca o país no mesmo patamar de países como a Suécia, que quer ser neutra em carbono até 2045, e a Noruega, que visa 2030. Outros países desenvolvidos, como Estados Unidos, Canadá, México, Reino Unido, França e a Alemanha comprometeu-se a reduzir as emissões, mas nenhuma a zero de emissões líquidas.

Aproveitando, garimpamos algumas fotos da Nova Zelândia. Lindas!

Milford Sound, Fiordland. Foto: Talman Madsen

Milford Sound, Fiordland. Foto: Talman Madsen

Parque Nacional de Aoraki / Mount Cook. Foto: Daniel Murray
Parque Nacional de Aoraki / Mount Cook. Foto: Daniel Murray

Parque Nacional Westland Tai Poutini. Foto: Johan Lolos

Parque Nacional Westland Tai Poutini. Foto: Johan Lolos

Aurora Australis. Foto tirada em 2012, nas primeiras horas da manhã no sul da Nova Zelândia.

Aurora Australis. Foto tirada em 2012, nas primeiras horas da manhã no sul da Nova Zelândia.

 

73 milhões de árvores serão plantadas ao longo de 6 anos na nossa Floresta Amazônica pela “Conservation International”.

amazonia site 1

Não tem sido fácil ler boas notícias sobre a Floresta Amazônica.

As florestas da Amazônia – a vasta bacia do rio Amazonas e o escudo da Guiana na América do Sul – estão desaparecendo rapidamente. Cerca de 6.000 quilômetros quadrados de florestas foram perdidas em 2015 apenas na Amazônia brasileira. Se isso continuar, a humanidade enfrenta a perda fatal da biodiversidade, da água doce e da resiliência climática: apenas as florestas fornecem 30% da solução para a mudança climática.

amazonia site 4

Os próximos cinco anos são extremamente importantes para a Amazônia. O aumento da demanda global por recursos
corre o risco de um maior desmatamento que coloca a região, suas pessoas e o mundo em risco.
Com isso, a Conservation International (CI) e seus parceiros estão buscando uma estratégia ambiciosa para
sustentar a natureza na Amazônia para que ela possa continuar a sustentar a todos.

Estamos em uma corrida cada vez mais urgente para combater climas crescentes e emissões de CO2,
por essa razão a Conservation International está se voltando para recuperar a floresta amazônica.
Um novo projeto arrojado visa ser a maior iniciativa de reflorestamento tropical na história,
com 73 milhões de árvores a serem plantadas ao longo de 6 anos. Ao plantar estrategicamente em uma área do Brasil conhecida como “arco de desmatamento”, o objetivo é transformar 70 mil hectares de pastagens e trazer de volta a exuberante floresta tropical do passado.

Mesmo com uma maior conscientização sobre a importância da floresta amazônica, os cientistas estão preocupados com o fato de que 20% possam ser desmatados nos próximos 20 anos, isso além dos 20% que já foram destruídos nos últimos 40 anos. Isso torna o projeto ambicioso da Conservation International ainda mais necessário.

“Se o mundo atingir o alvo de 1,2 ° C ou 2 ° C graus de aquecimento] que todos concordamos em Paris, proteger as florestas tropicais em particular deve ser uma grande parte disso “, adverte M. Sanjayan, CEO da Conservation International. “Não são apenas as árvores que importam, mas que tipo de árvores. Se você realmente está pensando em tirar dióxido de carbono da atmosfera, então as florestas tropicais são as que acabam tendo a maior importância. “

Se o desmatamento cessasse completamente, as florestas poderiam absorver até 37% das nossas emissões anuais de carbono. Para ter um impacto duradouro, a Conservation International pesquisou para garantir que atingissem seus objetivos. É uma nova e mais eficiente técnica de plantio conhecida como muvuca, na qual centenas de sementes de árvores nativas de uma variedade de espécies são plantadas em cada centímetro da terra desmatada.

As sementes utilizadas são da rede de sementes Xingu, que atuou como fonte de sementes nativas para mais de 40 organizações desde 2007. Sua rede de mais de 400 coletores de sementes são tipicamente mulheres indígenas e jovens locais, proporcionando oportunidades de emprego e conservação ambiental.

Uma vez semeada, a seleção natural decide quais plantas sobrevivem e prosperam. Um estudo realizado em 2014 pela Food and Agriculture Organization e Biodiversity International descobriu que 90% das plantas nativas germinadas sobrevivem usando este método, que é menos caro e intensivo em mão de obra do que o método típico de plantação de mudas. Também resulta em mais plantas por acre.

“Com as técnicas de reflorestamento planta por planta, você obtém uma densidade típica de cerca de 160 plantas por hectare”, compartilha Rodrigo Medeiros, vice-presidente do programa Brasil e líder do projeto. “Com muvuca, o resultado inicial é de 2.500 espécies por hectare. E depois de 10 anos, você pode chegar a 5.000 árvores por hectare. É muito mais diversificado, muito mais denso e menos dispendioso do que as técnicas tradicionais “.

Que a vida seja preservada!

amazonia final site                                                                                                                            Fonte: Conservation International

Para ver outras em aquecimento global, o link …

Para ver outras em Ambiente:
Mandou Bem – histórias inspiradoras, o link…
Notícias, curiosidades, o link …
Tecnologia – água & energia, o link …
Desperdício de alimentos, o link …