Vamos imaginar …
Uma área preservada de Mata Atlântica, uma praia virgem, uma aldeia cheia de charme no meio da imensidão, conforto e harmonia com a natureza …
Essa é a Aldeia da Mata Eco-Lodge, em Uruçuca (BA),
entre Itacaré e Ilhéus, em frente a Praia de Pé da Serra, inserida na Apa de Itacaré / Serra Grande.
Vamos começar, conhecendo um pouco desse lugar onde está inserida a Aldeia da Mata Eco-Lodge.
Bem, estamos falando de um encontro que é sempre espetacular – do mar com a Mata Atlântica.
É sempre bom lembrar que falar de um lugar como esse é muito difícil. Nenhuma descrição é capaz de revelar as surpresas que estão lá a nossa espera. Mas vamos tentar …..
A Apa Itacaré/ Serra Grande é considerada Reserva da Biosfera da Mata Atlântica pela UNESCO. Uma área que preserva 31% de área remanescente coberta pela Mata Atlântica.
Trilhas nos conduzem à matas, rios, restingas, cachoeiras manguezais e as surpresas são deliciosas …
Encontros com animais que dificilmente vamos ver, porque se encontram em pequeno número na natureza (ameaçados de extinção) como o mico-leão-de-cara-dourada, o bicho-preguiça de coleira …
E ainda podemos conhecer o Projeto de Preservação do Bicho-Preguiça de coleira, que desde 1992, já recebeu e recuperou mais de 200 preguiças apreendidas de caçadores e comerciantes de animais.
No Ecoparque do Una, dá para curtir a fauna e a flora em um trecho intocado da Mata Atlântica, numa passarela composta por 4 pontes suspensas, com 30 metros de altura e 100 metros de extensão.
Para quem gosta de “passarinhar”, a região tem uma enorme variedade de aves da Mata Atlântica, entre elas o raro Crejoá.
Na APA da Lagoa Encantada e Rio Almada, um paraíso com ilhas flutuantes, que se locomovem de acordo com o vento, cachoeiras, grutas …
A caminho da Peninsula de Maraú, em veículos 4×4, passamos por trilhas de bromélias gigantes, lagoas, morros, até chegar a Praia de Taipu de Fora – um mar de águas azuis e um banco de corais, onde formam-se piscinas naturais.
Contemplar ou simplesmente ficar de “papo pro ar” em um lugar como esse já é bom, mas se quizer um pouco de adrenalina ….
Nada mal , voar com esse visual!
Rafting nas corredeiras do Rio de Contas .
Logo após a descida do Rafting, o Rapel na Cachoeira de Noré.
Arvorismo nas grandes árvores da Mata Atlântica
Enfim, é beleza que não acaba mais e eu não dou conta de contar aqui.
Mas não dá para deixar de falar na história que está bem presente no nosso imaginário, por conta das obras de Jorge Amado, das novelas da TV Globo…
Quem não se lembra da Fazenda de José Inocêncio na novela Renascer?
Visitar as fazendas de cacau, caminhar pelos mais de 400 anos de história pelas ruas de ilhéus é maus um presente que oferecemos a nós mesmos.
O famoso Bar Vesúvio, cenário marcante do romance Gabriela Cravo e Canela de Jorge Amado, foi totalmente restaurado em 2000, recuperando suas características originais.
E para repor as energias depois de um dia com tantas emoções, ou simplesmente passar uns dias descansando,
a Aldeia da Mata Eco – Lodge .
Relaxando em meio a um jardim tropical,
Curtindo o lindo visual do mar de águas claras e mornas da praia de Pé de Serra,
Descansando no aconchego dos chalés, todos com varanda e vista para o mar.
Não tem dúvida que a “Aldeia” é bonita pra caramba, que tem muitos cantinhos pra gente relaxar, mas nada é mais especial do que o Jungle Spa . Eu fiquei encantada!
O acesso é através de uma pequena passarela, que não é utilizada como passagem. É só para te levar ao Jungle Spa.
” É um cantinho sem circulação, sem paredes no meio da mata. Se quiser fazer uma massagem, ótimo, é só agendar. Desenvolvemos neste espaço uma variedade de massagens, hidromassagens, aromaterapia e hidratação corporal, utilizando óleos vegetais, essências, cremes e frutas. Mas você pode também só olhar, ouvir o seu coração, os ruídos da mata – os pássaros, o vento balançando as folhas das árvores …. ” fala Cláudia, proprietária da Pousada.
O café da manhã é cheio de delícias ….
Frutos, sucos, bolos, pães caseiros, tortas, a tradicional tapioca recheada preparada na hora ….
E ainda opções ovolacto, vegetarianas, veganas e sem glúten para atender a todos os hóspedes.
Cercado pela mata, o restaurante oferece opções da culinária baiana e brasileira, com toques da gastronomia internacional.
O jantar a luz de vela, contribui para um clima mais que especial!
sustentabilidade
Para conhecer o Projeto da “Aldeia da Mata” , conversamos com Claudia Damasceno, proprietária da pousada.
” Quando chegamos aqui , a APA existia no papel, mas não se ouvia falar a respeito. Preservamos por uma consciência nossa.
Tudo começa com a questão humana.
Temos que mudar a realidade com a mudança da mentalidade. A natureza tem que estar a nosso favor. O homem não pode ser predador, precisa entender que todos os benefícios obtidos com a preservação volta pra ele.
É necessário um novo conceito de educação. Não adianta ninguém chegar ditando regras. O Ibama, por exemplo, chegou aqui “fervendo”, com muitas proibições. E estão corretos. Só que precisavam apresentar opções para a sobrevivência desse povo, que na época não tinha consciência ambiental nenhuma.
Meu marido teve que ensinar várias técnicas de construção para eles, que só sabiam fazer portas e outras pequenas coisas com madeiras que retiravam da floresta. Hoje eles estão construindo até mansões e em harmonia com a natureza.
Os selos de certificação, por exemplo, fazem exigências impossíveis de cumprir. Tem coisas que dependem do governo e não de nós. É necessário haver um entendimento da região, da cultura …. “
A importância dos pequenos empreendedores…
” Nós , os pequenos empreendedores geramos empregos e é através da prática do dia-a-dia que estamos formando uma nova mentalidade. Vou te dar um exemplo. No nosso jardim não retiramos nem uma planta nativa e quando plantamos procuramos uma espécie nativa. É através dessas pequenas práticas, que a gente vai explicando a importância de preservar …. Os nossos colaboradores acabam levando o que eles praticam aqui, para suas casas. “
Os Projetos da região … .
“Na região tem alguns projetos bem interessantes voltados para a educação – o Floresta viva , o Projeto Cacau Cabruca, mais voltado para o cultivo do cacau, e o Instituto Arapiaú, da Natura que é voltado para o apoio à projetos de educação.Mas precisamos mais.”
Construção
” Com o declínio da cultura do cacau, entre outras coisas, houve o abandono de muitas terras. A área da pousada, um jardim tropical, a beira do mar estava coberta da vegetação nativa. Isso nos beneficiou, nós apenas nos inserimos nesse jardim.
Utilizamos materiais naturais e da região para que não houvesse um choque com a natureza.
Inicialmente trouxemos bambu de São Paulo. Aos poucos aprendemos a lidar com o bambu nativo. O bambu é muito resistente e sabendo utilizá-lo de forma correta, não dá fungos, não quebra … Se tratar corretamente ele dura muito tempo.
Utilizamos “talisquinha de dendê” – palha da folha do dendê para o acabamento.
Privilegiamos, na construção, o aproveitamento da luz natural e para o maior aproveitamento do vento. Só agora depois de (16) anos instalamos ar refrigerado, porque o clima aqui está mais quente. Mas mesmo assim, os hóspedes percebem que não é necessário utilizá-lo na maior parte do tempo.
Decor
” Na decoração utilizamos artesanato produzido na região”
Redução do Consumo de Energia
“Utilizamos e equipamentos de baixo consumo.
Sistema de ventilação cruzada para maior aproveitamento do vento e iluminação natural.
As lâmpadas são econômicas e estamos substituindo por led.
A água é aquecida a gaz.
A iluminação aqui é baixa, o suficiente para achar o caminho.
Redução do Consumo de Água
“A nossa água vem direto da nascente, que nasce no fundo da nossa área. É água pura, analisada por órgão competentes. Só passa por um filtro, por causa de folhas, etc… Para redução de consumo, temos sistema de captação de água de chuva para regar a horta.
Tratamento do esgoto
O tratamento é através de fossas sépticas, mas estamos em fase de pesquisa , para implementar sistemas mais eficazes. “
Relacionamento com a região
“Todos os nossos colaboradores são da região
Apoiamos e divulgamos projetos locais.
Divulgamos os projetos locais e as opções culturais e de consumo da região, sempre no intuito de levar o hóspede a conhecer e consumir esses produtos e a conhecer a cultura local. Vendemos, por exemplo, produtos da Casa Alegria, uma ONG de Serra Grande que qualifica mulheres artesãs e vende seu trabalho, lhes conferindo renda. Nossa revenda não é comissionada, e tem intuito 100% apoiador.
Também patrocinamos Tiago Araújo, atleta maratonista de Serra Grande que veio buscar apoio para comprar materiais básicos, como materiais esportivos necessário para suas competições. Em momento algum exigimos exclusividade, e ele tem outros apoiadores.”
Proteção das espécies nativas
Nossa área de Mata Atlântica está intocada e preservada, e procuramos amenizar ao máximo nosso impacto sobre o ambiente e coexistir de maneira sustentável. Nossa área jardinada também é feita com plantas nativas, pois sabemos que a inserção de plantas exóticas, mesmo em área de jardim, pode afetar a flora nativa.
Eco Escolhas
Procuramos, na natureza soluções para o dia-a-dia . Utilizamos nos richôs a seiva da amescla, uma árvore endêmica da Mata Atlântica. Essa seiva, quando derretida em mistura com uma essência de eucalipto, deixa um agradável aroma no ambiente e ainda se torna um repelente natural de mosquitos.
Redução e destinação correta de resíduos
Separação de material reciclável
“As garrafas de vidro são utilizadas na contenção da mata para a preservação da mesma. Descartamos o restante sempre separadamente, mas infelizmente nossa prefeitura não tem iniciativas para reaproveitar essa separação que fazemos com tanto carinho.
Pilhas e baterias são descartadas em estabelecimentos específicos de recolhimento desses materiais, em Ilhéus.
Reaproveitamento de 100% da matéria orgânica descartada para a fabricação de compostagem, utilizada nas nossas hortas, onde produzimos legumes e vegetais de maneira 100% orgânica.”
Me despeço, deixando aqui os contatos da Aldeia,
Estrada Parque Ilhéus-Itacaré, Km 31.5
Itacaré -Bahia – Brasil
Tels: (55.73) 3239-6041 /
(55.73) 3086-2999 / (55.73) 9949-2966
Desejo a todos uma boa viagem e me despeço com esse lindo por de sol na Praia Pé de Serra.